Olá Alunxs do 2º ano do Ensino Médio Regular do Colégio Estadual Leonardo Gomes de Carvalho Leite (Cristinápolis-Sergipe).
Assistam ao vídeo da aula, acessando este link: Diabetes
Em seguida, poste, clicando logo abaixo em Postar um Comentário, o resumo da aula, contendo os principais conceitos apresentados sobre o Diabetes, indicando se você conhece alguém que tenha diabetes e como ela vive e o que deve evitar em sua rotina. Não esqueça de assinar com seu nome e sobrenome!
Aguardo a contribuição de vocês.
Professora Dayane Dórea
Olá professora, saudades da senhora.
ResponderExcluirBom, o diabetes é o consumo excessivo de açúcar nas correntes sanguíneas. Ele pode ocorrer devido a secreção ou na ação do hormônio insulina que é produzido no pâncreas.
No entanto, existem muitos açúcares produzido de forma natural. Como por exemplo: a Frutose, açúcar produzido nas frutas. A lactose, Produzido no leite e a Galacotse presente em muitos alimentos de origem vegetal. O diabetes possue três tipos com características diferentes.
Existem vários sintomas que provavelmente comprovam que a pessoa possue essa doença, como por exemplo: vontade excessiva de urinar, vontade de comer alimentos ricos em açúcares, entre outros. Existem várias doenças que são secundárias do diabetes. Exemplo: Problemas de pele; problemas de visão; nos casos mais graves, perca de sensibilidade em extremidades do corpo como mãos e pés; insuficiência renal e etc.
Existem formas de prevenir ou controlar o diabetes, os exemplos abaixo mostram isso.
• Acrescentar alimentos naturais e ricos em fibras.
• Evitar doces, bebidas e alimentos bastante calóricos.
• Praticar exercícios físicos diariamente num período de 30 minutos.
Eu conheço várias pessoas que sofrem com essa doença, muitas seguem o regime e todas as instruções devidamente, tomam insulina e seguem todo o protocolo, outras não. O meu avô tinha diabetes e essa foi uma das causas que resultou na morte dele, foram encontras vários doces e alimentos calóricos em sua casa assim que ele morreu. É como se a própria doença atraísse esses alimentos pra própria pessoa. Enfim, das pessoas que eu conheço, algumas seguem todas as instruções, outras seguem só metade delas.
Aluna: Iasmim de Souza Nascimento
2° ano C
Oi Iasmim! Como é bom te ver por aqui... Sinto-me feliz por estarmos minimizando essa distância física e aproveito para agradecer pela exposição das suas ideias, pois seu comentário foi muito rico!
ExcluirVamos lá... Você explanou sobre 3 tipos de diabetes e me deixou um pouco curiosa sobre eles... Você pode caracterizar cada um desses diabetes?
Desde já, agradeço sua nova participação e aproveito pra dizer que estou com saudades também! Breve tudo isso vai passar e estaremos todxs juntxs novamente!
Abraços!
Professora Dayane Dórea
Olá professora, os tipos de diabetes são:
ResponderExcluirTipo 1: é geralmente diagnosticado em crianças e jovens adultos. Nele o corpo realiza um ataque contra as próprias células beta do pâncreas, que deixam de produzir insulina, e chamamos isso de ataque auto-imune. Cerca de 5% das pessoas com diabetes têm diabetes tipo 1.
Como tratar ou controlar? Com a ajuda de terapia e outros tratamentos é possível levar uma vida saudável mesmo convivendo com a doença.
Diabetes tipo 2 : É a forma mais comum de diabetes. Normalmente uma pessoa pode levar anos para ser diagnosticada com diabetes tipo 2, pois se manifesta de maneira silenciosa. No tipo dois há resistência aos efeitos da insulina ou não produz insulina suficiente para manter a glicerina regulada.
Como tratar? O tratamento costuma ser feito com medicamentos antibióticos que podem atuar tanto aumentando a produção de insulina no pâncreas, melhorando a sensibilidade do organismo à insulina, diminuindo a produção de glicose pelo corpo ou mesmo diminuindo a absorção da glicose na alimentando.
Diabetes tipo 3: Gestacional. Como o corpo da mulher aumenta, pode ser que o pâncreas não consiga produzir insulina suficiente para a mãe e o bebê neste período. Há o aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez pela primeira vez na vida da mulher. Após o parto, as taxas de glicemia tendem a voltar aos parâmetros de pessoas sem diabetes.
Para evitar o diabetes tipo 2 nesse período é necessário manter uma rotina de cuidados e acompanhamento.
• houve um erro quando eu disse ontem que só existiam 3 tipos de diabetes, na verdade são 5 tipos e eu vou citar os demais abaixo.
Diabetes tipo 4: LADA. Muitas vezes chamado de diabetes 1 e 1/2 ( um e meio), pois acaba sendo um surgimento tardio do diabetes tipo 1. Diagnosticado, normalmente, em pessoas acima de 35 anos de idade.
Diabetes tipo 5: Acontecem quando a produção ou a ação da insulina ficam prejudicadas pela mutação de um ou uma série de genes. Pode ser transmitido de pais para filhos. Dependendo do gene, chama-se o MODY de um determinado nome. Por exemplo o MODY 3 ( gene envolvido HNF1a) é o tipo mais comum. O diagnóstico é feito normalmente antes dos 25 anos de idade, ter um dos pais com diabetes, ter diabetes na família há pelo menos duas gerações e não precisar necessariamente de insulina.
Breve tudo isso vai passar e estaremos juntos pro abraço calorento de sempre, obrigada pelo conteúdo rico e por não nos deixar desnorteados nesse período difícil.
Abraços.
Oi Iasmim! Parabéns pelas excelentes respostas! Você foi fantástica na sua pesquisa e na sua resposta!
ExcluirRealmente... Já já tudo isso para e estaremos mais juntinhos!
Abracinho virtual!
Professora Dayane Dórea
Daniele Souza Invenção, 2°ano C
ResponderExcluirO açúcar é um dos principais fatores relacionados a Diabetes.
O que é Diabetes-> É uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue(hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas. O pâncreas é responsável por secretar a insulina. Mas o que é insulina? A insulina é um hormônio que vai permitir as células de deixar que a glicose entre, passe por meio da membrana celular e entre na célula para ser queimada no mitocôndrias.
A glicose-> Os alimentos ingeridos são transformados em partículas menores, durante a digestão transformados em nutrientes, entre eles, a glicose. Ela está presente em vários alimentos como o pão,o arroz,o feijão e etc...
Diabetes tipo 1: São causadas por falhas do pâncreas
• Destruição das células beta do pâncreas;
• Início precoce ou tardio;
• Administração de insulina diária para evitar cetoacidose;
Diabetes tipo 2:
• Resistência a insulina;
• Início tardio relacionado ao sedentarismo;
• Uso da insulina somente para o controle da glicose;
• 110 g\m;
Sintomas do Diabetes Mellitus:
• Vontade constante de urinar;
• Sede e fome insaciável;
• Sono e falta de disposição;
Se o exame der acima de 110 de glicose é considerado diabético.
Doenças secundárias do Diabetes:
• Problemas de pele;
• Problemas de visão;
• Neuropatia periférica;
• Disfunção renal;
• Baixa imunidade;
• Destruição de neurônios;
Como evitar e controlar o Diabetes:
• Acrescentar alimentos naturais e ricos em fibra;
• Evitar doces, bebidas e alimentos altamente calóricos;
• Atividades aeróbicas e exercícios que utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo;
• Insulina\metformina;
Pessoas com Diabetes devem evitar o consumo de alimentos muito calóricos por conter açúcar.
A importância de uma alimentação saudável não se refere somente a doenças, mas também a qualidade de vida. Há pessoas na minha família com Diabetes e a convivência pode ser normal, mas deve-se sempre alimentar de forma adequada e saudável, isso não é muito visto mas deve ser o certo a se fazer, uma boa alimentação trará equilíbrio ao açúcar concentrado.
Olá Daniele!
ExcluirParabéns pelas suas colocações! Você foi a fundo no vídeo e nas suas pesquisas para elaborar a resposta!
Adoro ver você por aqui interagindo, participando e minimizando a nossa distância! Espero te ver mais vezes!
Abracinho virtual!
Professora Dayane Dórea
diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue.
ResponderExcluirO tratamento exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue.
A causa do diabetes tipo 1 ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).
O que é diabetes tipo 2?
O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão.e hábitos alimentares inadequados.
Por isso, é essencial manter acompanhamento médico para tratar, também, dessas outras doenças, que podem aparecer junto com o diabetes.
Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA): Atinge basicamente os adultos e representa um agravamento do diabetes tipo 2.
Caracteriza-se, basicamente, no desenvolvimento de um processo autoimune do organismo, que começa a atacar as células do pâncreas
Oi Ariele! Que bom que você também está respondendo as atividades que não são regulamentadas. Isso contribui no enriquecimento das aprendizagens!
ExcluirParabéns pelas suas colocações! Você foi a fundo no vídeo e nas suas pesquisas para elaborar a resposta!
Adoro ver você por aqui interagindo, participando e minimizando a nossa distância! Espero te ver mais vezes!
Abracinho virtual!
Professora Dayane Dórea
diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue.
ResponderExcluirO tratamento exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue.
A causa do diabetes tipo 1 ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).
O que é diabetes tipo 2?
O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão.e hábitos alimentares inadequados.
Por isso, é essencial manter acompanhamento médico para tratar, também, dessas outras doenças, que podem aparecer junto com o diabetes.
Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA): Atinge basicamente os adultos e representa um agravamento do diabetes tipo 2.
Caracteriza-se, basicamente, no desenvolvimento de um processo autoimune do organismo, que começa a atacar as células do pâncreas.
Lucas de jesus ferreira
2 ano c
Oi Lucas! Que bom que você está fazendo também as atividades não regulamentadas! Isso demonstra o seu interesse em adquirir novos conhecimentos!
ExcluirParabéns pelas suas colocações! Você foi a fundo no vídeo e nas suas pesquisas para elaborar a resposta!
Adoro ver você por aqui interagindo, participando e minimizando a nossa distância! Espero te ver mais vezes!
Abracinho virtual!
Professora Dayane Dórea
Ana Verônica Mendes de Oliveira,2° C
ResponderExcluirO açúcar é um dos principais fatores relacionados a Diabetes.
O que é Diabetes-> É uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue(hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas. O pâncreas é responsável por secretar a insulina. Mas o que é insulina? A insulina é um hormônio que vai permitir as células de deixar que a glicose entre, passe por meio da membrana celular e entre na célula para ser queimada no mitocôndrias.
A glicose-> Os alimentos ingeridos são transformados em partículas menores, durante a digestão transformados em nutrientes, entre eles, a glicose. Ela está presente em vários alimentos como o pão,o arroz,o feijão e etc...
Diabetes tipo 1: São causadas por falhas do pâncreas
• Destruição das células beta do pâncreas;
• Início precoce ou tardio;
• Administração de insulina diária para evitar cetoacidose;
Diabetes tipo 2:
• Resistência a insulina;
• Início tardio relacionado ao sedentarismo;
• Uso da insulina somente para o controle da glicose;
• 110 g\m;
Sintomas do Diabetes Mellitus:
• Vontade constante de urinar;
• Sede e fome insaciável;
• Sono e falta de disposição;
Se o exame der acima de 110 de glicose é considerado diabético.
Doenças secundárias do Diabetes:
• Problemas de pele;
• Problemas de visão;
• Neuropatia periférica;
• Disfunção renal;
• Baixa imunidade;
• Destruição de neurônios;
Como evitar e controlar o Diabetes:
• Acrescentar alimentos naturais e ricos em fibra;
• Evitar doces, bebidas e alimentos altamente calóricos;
• Atividades aeróbicas e exercícios que utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo;
• Insulina\metformina;
Pessoas com Diabetes devem evitar o consumo de alimentos muito calóricos por conter açúcar.
A importância de uma alimentação saudável não se refere somente a doenças, mas também a qualidade de vida. Há pessoas na minha família com Diabetes e a convivência pode ser normal, mas deve-se sempre alimentar de forma adequada e saudável, isso não é muito visto mas deve ser o certo a se fazer, uma boa alimentação trará equilíbrio ao açúcar concentrado.
Oi Ana Verônica!
ExcluirParabéns pelas suas colocações! Você foi a fundo no vídeo e nas suas pesquisas para elaborar a resposta!
Adoro ver você por aqui interagindo, participando e minimizando a nossa distância! Espero te ver mais vezes!
Abracinho virtual!
Professora Dayane Dórea