INÍCIO

Colégio Estadual Leonardo Gomes de Carvalho Leite

Turma 2: 3ª Etapa (EJA-EM) - Escola Otávio

quarta-feira, 20 de maio de 2020

ATIVIDADES SOBRE O LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE”

Olá Alunxs do 1º Ano do Ensino Médio Regular do Colégio Estadual Leonardo Gomes de Carvalho Leite – Cristinápolis-SE.

Espero que todos estejam bem e aproveito para dizer que breve estaremos todos juntos.

Para essa semana trago mais livro muito interessante e sempre atual: O Pequeno Príncipe de autoria de Antoine de Saint-Exupéry, o qual segue abaixo o link de acesso ao livro em PDF, bem como as orientações das atividades.

Link do livro: O Pequeno Príncipe

De posse sobre o que é e como são realizados o fichamento, o resumo e a resenha, vamos lá!

Atividade 1: Realizar a leitura do paradidático intitulado O Pequeno Príncipe. À medida que for realizando a leitura, favor anotar as palavras desconhecidas de seu vocabulário e registrar seus respectivos significados num caderno. Utilize um dicionário para lhe auxiliar nesta tarefa.

Atividade 2: Apontar aqui no blog, clicando em Postar um comentário, os aspectos do livro que mais te chamou atenção e os aspectos se fazem presentes em seu cotidiano e de que forma. E... a frase que mais te causou impacto

Aguardo seu retorno. Não esqueça de colocar seu nome e sobrenome e a sua série e turma!

Atenciosamente.

Professora Dayane Dórea

14 comentários:

  1. Bom eu não tenho a parte que mais me chamou atencao porque do começo ao fim me chamou atenção!
    Porque me emociona a capacidade da história tem de envolver leitores de todas as idades, despertando o interesse em olhar com mais cuidado para o mundo em que vivemos. Principamente que ate mesmo o Pequeno Príncipe pode nos fazer refletir sobre a facilidade ver a vida com o mesmo olhar puro e ingênuo de uma criança.!
    Ele se faz presente em nosso cotidiano por conta se muitos jovens não saberem qual profissão seguir.
    "SE VOCÊ NÃO VEM A QUALQUER HORA,NUNCA SABEREI A HORA DE PREPARAR O CORAÇÃO"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Érica! Fico muito emocionada com suas palavras e feliz por saber que você curtiu o livro.

      Ele realmente é muito atual, mesmo sendo um livro que foi escrito há tanto tempo. Ver a vida com os olhos de uma criança é a melhor forma de vivermos nessa sociedade que cada vez mais entra em colapso. E os medos dos jovens, acredite... É também o medo dos adultos... Eles apenas fingem um pouco melhor sobre os seus medos e ansiedades... rsrsrs

      A frase que mais gosto é: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

      Vamos participar de mais atividades? Conto com você! Forte abraço!

      Professora Dayane Dórea

      Excluir
  2. JOSÉ AUGUSTO 1D

    Nesse livro o que chamou mais atenção:Foi o fato em que o narrador ser sentiu consolado por saber que seu melhor amigo.Havia conseguido o que tanto desejava hoje,quando ele olha as estrela no céu,sorri,lembrando do seu pequeno príncipe.

    O NARRADOR TER FICANDO CONTENTE ,AO VER SEU MELHOR AMIGO CONSEGUIDO A REALIZA O SEU SONHOR que era voltar para seu planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto! Maravilhosa as suas contribuições acerca do livro!

      Você conseguiu capturar os traços da verdadeira amizade: torcer pelo outro, ficar feliz pelo que o outro conquista. Essa deve ser a verdadeira essência do ser humano: torcer pelo outro, verdadeiramente, sem almejar algo em troca.

      Sobre a frase que mais gosto é: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

      E vamos continuando conectados, participando das demais atividades e interagindo!

      Abraço!

      Professora Dayane Dórea

      Excluir
  3. O aspectos que me chamaram mais atenção foi o jeito que o príncipe mostra ao homem a dá valor as coisas simples da vida. O príncipe também compartilhou as experiências pelas quais ele passou em outros planetas, e como em cada um deles ele pode levar um aprendizado. No primeiro ele conheceu um rei que dizia que 'cada um só pode dar aquilo que tem para oferecer'.No segundo um vaidoso que lhe mostrou que 'não precisamos de ninguém para nos auto-afirmar'. No terceiro um bêbado que foge da realidade com o seu vício. No quarto um homem que só ligava em ficar contando o seus bens materiais e não tinha tempo para curtir a vida. No quinto havia um homem que compria seus deveres mais esquecia de perguntar as ordens, então não chegava a lugar nenhum. No sexto um geógrafico que sabia de toda teoria mais não tinha onde aplicar seu conhecimento.
    A frase que me causou impacto foi :É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros.
    Os aspectos que se faziam presentes na minha vida,era não saber dá valor as coisa simples.
    Evilyn Aquino Dos Santos 1°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evilyn! Que perfeito! Você conseguiu capturar diversas essências do livro.

      Com a sua fala a gente percebe que o ser humano é, por natureza, incompleto. Mesmo que ele acredite que tem domínio de determinado aspecto, necessita de algo a mais, algo que é intrínseco, que é muito maior do que se pode conquistar com dinheiro, fama, sucesso e/ou poder. Quando o ser humano conseguir equilibrar todos esses aspectos, quem sabe conseguiremos um mundo melhor...

      A frase que mais gosto desse livro é: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

      Forte abraço!

      Professora Dayane Dórea

      Excluir
  4. Aluna Anny Gabrielly Conceição dos Santos 1° (A)

    Esse livro me chamou atenção em muitas coisas,uma parte que mais me tocou é o jeito que o príncipe mostra ao homem a dá valor as coisas simples da vida."É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas".O aspecto que mais me identifico é não saber dá valor as coisas simples da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anny Gabrielly! Que maravilha te ver por aqui novamente!

      Esse livro é muito atual... Passa por gerações, mas não perde a sua essência e sua importância para refletirmos sobre a nossa realidade, rever valores, enfim... É um livro muito lindo de ser lido e debatido que não perde seu valor com o passar dos anos.

      A frase que mais gosto desse livro é: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

      Forte abraço!

      Professora Dayane Dórea

      Excluir
  5. Aluna: Grazielle Santos Barbosa 1°C

    Os aspectos que mais me chamaram atenção foi de que os adultos aconselharam ele a deixa de fazer o que ele amava que era desenhar e a se dedicar de preferência a geografia à história , aos cálculos à gramática. Foi assim que aos seus seis anos o garoto abandonou sua esplêndida carreira de pintor ele foi desencorajado pelo insucesso
    E vivemos em um mundo onde retrata isso tudo as indecisões de qual profissão seguir as pessoas más intencionadas dando seus conselhos etc...
    "Quando o mistério é muito impressionante , a gente não ousa desobedecer"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazielle!

      Então... Os adultos enxergam o mundo de uma forma diferente. Por isso a importância de crescermos, mas sem perdermos a essência da criança, a sua pureza, a sua inocência e a coragem de imaginar e realizar!

      A frase que mais gosto desse livro é: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

      Forte abraço!

      Professora Dayane Dórea

      Excluir
  6. O livro conta com diversos argumentos e as vivências do pequeno príncipe um garoto que mora no asteróide B 612 que em sua viagem se deparou com vários homens que vivem nos asteróides igual a ele cada um via a vida de uma forma diferente e ver as coisas de outra forma até vim parar na terra aonde encontra um piloto de avião que havia caído ali naquele deserto ele acaba pedindo ao jovem um desenho de um carneiro para comer as árvores que estavam crescendo em exsso em seu peque no asteróide que nele havia três vulcões e uma rosa que até vim parar na terra achava que era a única em todo o universo. Bom o pequeno príncipe ensina várias lições ao jovem e consegue entender o desenho que o jovem havia feito quando criança e que ninguém conseguia ver o que realmente era. Uma das lições que o pequeno príncipe ensinou foi a seguinte:" As pessoas sao solitárias porque constroem muros ao invés de pontes" ou seja as pessoas ao invés de se ajudar eles acabam querendo fica só sem ajuda de alguém sendo que todos devemos buscar uns aos outros. Gostei muito deste livro pois ensina muitas outras lições valiosas

    Aluno:Carlos Manuel Silva Celestino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos Manuel! É importante que você sempre coloque a sua série e a sua turma para que eu possa te identificar aqui no meu mapinha pessoal.

      Verdade! Os seres humanos às vezes sã o tão maltratados, a gente acaba se machucando com as pessoas que ao invés de pontes, nos muramos e nos isolamos de tudo e de todos. A inocência do pequeno príncipe nos faz perceber e tentar ver o e agir no mundo de uma forma diferente.

      A frase que mais gosto desse livro é: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

      Forte abraço!

      Professora Dayane Dórea

      Excluir
  7. Obrigado, então nessa atividade eu acabei esquecendo de colocar minha série pois quando terminei fui fazer uma releitura para ver como tinha ficado e acabei me passando. A minha turma é o 1 C

    ResponderExcluir