INÍCIO

Colégio Estadual Leonardo Gomes de Carvalho Leite

Turma 2: 3ª Etapa (EJA-EM) - Escola Otávio

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ATIVIDADE REGULAMENTADA – SEMANA 17

 Olá Alunxs do 8º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Coronel Otávio de Souza Leite – Cristinápolis-SE.

 

Seguem abaixo as orientações da atividade para seguirmos juntxs nesse isolamento social, referente à décima sétima semana de aula a distância, obedecendo a portaria de número 2235/2020/GS/SEDUC de 27/05/2020, em concordância com o nosso conteúdo: Lutas e Artes Marciais.

 

ORIENTAÇÕES: Realizar a leitura do texto complementar (Lutas e artes marciais na escola: o ensino e as possibilidades pedagógicas) que segue junto com a atividade e responder as questões objetivas apresentadas abaixo, assinalando com X a alternativa correta. Pode ser utilizada também a apostila de educação física no auxílio da resolução das questões propostas para essa atividade.

 

Link de acesso ao texto complementar (Lutas e artes marciais na escola: o ensino e as possibilidades pedagógicas): Lutas e artes marciais na escola

 

QUESTÕES:

1º) As lutas e as artes marciais é um tema pouco trabalho nas aulas de educação física porque:

a/(     ) não é confundido muitas vezes com violência.

b/(     ) não se faz presente no dia-a-dia escolar e no cotidiano dos alunos.

c/(     ) alguns professores não têm conhecimento sobre como trabalhar este conteúdo e se sentem inseguros

d/(     ) os alunos e professores sempre têm a oportunidade de praticar ou mesmo conhecer uma arte marcial.

e/(     ) o conteúdo lutas e artes marciais é sempre trabalho nas aulas de educação física.

 

2º) O principal ponto para se trabalhar com as lutas e as artes marciais no contexto escolar é:

a/(     ) quebrar o rótulo de “Briga”.

b/(     ) incentivar a violência entre os alunos.

c/(     ) explicar que onde existe “briga” não existe a violência.

d/(     ) falar que as lutas geram punições previstas aos que incorrem nesse erro.

e/(     ) explicar que as brigas são tratadas como bônus sempre, um medalhista, um campeão.

 

3º) Sobre as lutas e as artes marciais, assinale a alternativa correta:

a/(     ) O termo “Luta” pode ser identificado de diferentes maneiras, como: lutas dos sem terra, luta de classes, luta dos trabalhadores, luta pelo direito das crianças, entre outros.

b/(     ) As artes marciais podem ser entendidas como um conjunto de técnicas corporais que visam à utilização especifica em situações de ataque e defesa.

c/(     ) As artes marciais têm aspectos filosóficos e religiosos no cerne de sua criação.

d/(     ) As lutas e as artes marciais são carregadas de sentidos e significados decorrentes de diversas fontes de estimulo que o sujeito tem acesso.

e/(     ) Todas as alternativas anteriores apresentam afirmações corretas.

 

4º) Sobre a prática das lutas e das artes marciais na escola e nas aulas de educação física, assinale a alternativa incorreta.

a/(     ) As lutas em ambientes escolares devem ter abordagens diferenciadas das lutas trabalhadas em academias.

b/(     ) O professor de educação física não pode propor exercícios para treinar equilíbrio, agilidade e força.

c/(     ) Ao se trabalhar lutas na escola pode ser identificada como uma prática masculinizada.

d/(     ) Com dedicação, criatividade, e cooperação de alunos e professores pode-se produzir matérias de utilidades para que as aulas sobre lutas e artes marciais possam acontecer.

e/(     ) Para trabalhar com o tema lutas e artes marciais o professor pode passar filmes e pesquisas.

 

DETALHE: Ao responder aqui no nosso blog basta indicar a letra com a resposta correta de cada questão! Exemplo: 1- A; 2- B. Deixei as orientações iguais a atividade impressa para que você alunx saiba que as atividades do blog e as atividades físicas em nada diferem.

 

IMPORTANTE: A atividade deve ser respondida até o dia 03/10/2020 para que haja interação através desse espaço. Basta clicar em Postar um Comentário, ou Responder. Podem utilizar a apostila de educação física como suporte na resolução das questões propostas para essa atividade. Não esqueçam de, ao final das respostas, colocar o nome e sobrenome, antes de publicar o seu comentário, para que possamos melhor dialogar.

 

Atenciosamente.

 

Professora Dayane Dórea

2 comentários:

  1. Caryne de oliveira santos


    Resposta

    1-c
    2-a
    3-b
    4-c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caryne! Muito bom ver que você está sempre com a gente toda semana, aprimorando nossos conhecimentos sobre a educação física!

      Parabéns pelo empenho e dedicação na resolução das questões dessa atividade! Atente-se apenas para a correção da 3ª questão, pois a resposta correta é a letra E; e a letra correta da 4ª questão é a letra B!

      Qualquer dúvida é só dar uma nova lida no texto complementar, na apostila de educação física, ou tirar as dúvidas por aqui mesmo, comigo! Mesmo assim, você demonstra que você conseguiu apreender a leitura do texto proposto e estabeleceu relação com a apostila de educação física, com as nossas aulas presenciais (anteriores ao isolamento social e com as demais atividades tratadas aqui no nosso blog)!

      Espero que continuemos firmes e fortes até podemos no reencontrar pessoalmente, mantendo contato através do nosso blog e compartilhando conhecimentos! Abraço virtual e até daqui a pouco!

      Professora Dayane Dórea

      Excluir